O Desafio Jovem Cientista 3M foi conquistado por uma menina de 14 anos, Anika Chebrolu foi a grande vencedora devido às descobertas que ela fez em relação à Covid-19. Cientistas do mundo inteiro buscam uma forma de acabar com o novo coronavírus e Anika mostrou que tem conhecimento de sobra para ajudar nesta empreitada.
Ela é de Frisco, no Texas e recebeu o prêmio de 25 mil dólares por apresentar informações que poderão ajudar os especialistas a encontrarem uma terapia que venha a acabar com esta pandemia.
A invenção desta jovem usa o método ‘in silico’, que é uma simulação feita em computador para que possa revelar uma molécula com poder de conectar-se à espícula proteica do novo coronavírus.
Anika Chebrolu disse que o destaque que seu projeto ganhou na mídia mostra a esperança do mundo todo em vencer a Covid-19 para que a vida das pessoas volte ao normal o mais breve possível.
A jovem americana é de origem indiana e estava na 8ª série quando criou o seu projeto, só que o foco não era buscar uma solução para essa pandemia.
A princípio, ela só queria usar os computadores para criar simulações e assim encontrar um componente capaz de conectar-se à proteína do vírus influenza. Mas ela pesquisou tanto a respeito de pandemia que logo percebeu que estava prestes a fazer uma importante descoberta.
Ela comentou que sua descoberta ainda é muito pouco para acabar com a Covid-19, mas não deixa de ajudar os cientistas do mundo todo para que juntos possam encontrar uma forma de livrar o mundo desta doença.