Jovem conta sua história de luta contra escoliose grave e gera comoção; video

Andre Luis mostrou trajetória de sua luta pela saúde.

Na última semana, a história de um jovem que venceu a escoliose acabou fazendo sucesso nas redes sociais. Com um vídeo, o rapaz André Luis, de 19 anos, contou sua história e acabou viralizando.

André nasceu com um problema conhecido como escoliose, que causa uma curvatura incomum da coluna. Nos casos mais leves, o paciente consegue administrar os quadros de dor com exercícios e alongamento.

Em muitos casos considerados leves, a simples prática de exercícios e adoção de hábitos posturais mais saudáveis, são suficientes para trazer qualidade de vida. Em casos mais graves, muitas vezes é exigido a cirurgia.

No caso de André, o caso era o mais grave. “A escoliose me atrapalhava em praticamente tudo. Eu sentia dores intensas, não tinha uma noite de sono de qualidade e na escola não conseguia ficar muito tempo sentado pois sentia muita falta de ar”, desabafou.

Além dos problemas de saúde consequentes da escoliose, o garoto também teve que lidar com problemas no aspecto psicológico. Apesar de afirmar que não se deixava abater, ele conta que sofria bullying na escola.

Em 2017, o rapaz começou a fazer tratamentos contra a escoliose. Por cerca de 1 ano e 7 meses, ele fez uso de um colete. A ideia por trás do instrumento é forçar a coluna a “voltar” pro lugar; no caso de André, não resolveu o problema.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por André Luis (@andre_firee)

André e a família moravam no interior do Pará, mas se mudaram para Belém em 2021. Naquele ano, encontraram um especialista e começaram uma bateria de exames que durou mais de um ano, quando finalmente André foi encaminhado à cirurgia.

O rapaz foi encaminhado ao Hospital Sarah Kubitschek, onde realizou o procedimento. André conta que passou 3 meses se recuperando, sem fisioterapia e chegou a perder peso.

Eu tinha 18 anos na época do procedimento cirúrgico. Sempre fui magro, mas perdi sete quilos depois da cirurgia – cheguei a pesar entre 37 e 38 kg. Não tive fisioterapia, mas depois de três meses, o médico me liberou para fazer natação e caminhadas longas”, contou.

Hoje André leva uma vida mais saudável, com a coluna corrigida. Ele é adepto de exercícios físicos e credita a mãe, Altamira Ângela, como principal motivadora e apoiadora ao longo de sua jornada.

Escrito por

Roberta R

Notícias diárias, cobrindo que acontece de mais interessante no Brasil e no mundo. Notícias curiosas, interessantes e cobertura dos famosos.