Com o surgimento do novo coronavírus, veio a Covid-19, uma doença que continua assombrando o mundo. Agora, o que muitas pessoas querem saber é se existe o risco de aparecer um novo vírus e com isso ter uma doença nova, a Covid-20.
Segundo especialistas, existe o risco disso acontecer, mas é muito pequeno. Para ter a Covid-20, seria necessário o aparecimento de uma epidemia diferente da Covid-19. E mais, seria necessário que isso acontecesse até o fim desse ano.
Outro detalhe sobre esse assunto é que o número 19 não significa que essa seja a 19ª versão do vírus, mas porque foi em dezembro de 2019 que a Organização Mundial da Saúde foi informada sobre a doença em Wuhan, na China.
Vale lembrar que Covid nada mais é que uma abreviação de “coronavirus disease”, ou seja, doença de coronavírus. Quando esse problema surgiu, recebeu o nome de 2019-nCoV, mas em fevereiro desse ano a OMS anunciou o nome oficial do vírus, que é SARS-CoV-2. Sars significa “síndrome respiratória aguda grave”.
Com essa pandemia, cientistas do mundo todo passaram a dedicar ainda mais tempo às pesquisas que podem prever o surgimento de um novo vírus como esse, mas sabem que é difícil antecipar um problema tão grave.
Para muitos, uma boa forma de pelo menos dificultar o surgimento de novas pandemias é preservando as florestas, pois quanto mais intacto ficar o meio-ambiente, melhor seria para a humanidade em muitos sentidos.