Em muitos lugares do mundo, o consumo de água se dá direto na torneira das casas. Essa é uma prática comum em muitos países, mas no Brasil, em geral, não é algo recomendado. Você já parou para se perguntar por que?
O que acontece no país é que o sistema de saneamento não atinge todas as regiões. Embora a água das empresas de água saiam tratadas, o percurso entre canos e até chegar nas caixas d’água de cada uma das casas pode contaminar a água.
Isto é, mesmo que a água não passe por partes de exposição antes de chegar nas casas, ainda pode ser contaminada na caixa d’água. Além disso, muitas regiões no Brasil ainda não tem fornecimento de água, o que leva famílias a dependerem de poços.
Pela falta de confiança na qualidade da água, muitas famílias acabam optando por fazer uso de água mineral engarrafada para beber. O uso de filtros pode ajudar, mas não soluciona o problema já que não pode tornar a água potável.
Os filtros caseiros podem ajudar a purificar a água, removendo partículas por exemplo, mas é apenas com o tratamento com cloro que a água se torna própria para o consumo. Neste caso, existem duas dicas principais.
Em primeiro lugar, a dica é manter a higienização da caixa d’água. O recomendado é que, pelo menos, uma vez por ano a caixa seja lavada com cloro e até mesmo água sanitária. Já em outro caso, se não for possível, sempre ferver a água antes de consumir.