Se você tem aplicativo de banco no celular ou algum registro de e-mail no seu banco, ou simplesmente acompanha as notícias, provavelmente já deve ter se deparado com a palavra PIX. No entanto, o que afinal de contas significa isso?
Para começar, é preciso deixar claro que não se trata de um novo aplicativo. Muitas pessoas tem tido dificuldade para entender o que esse novo serviço realmente é e acabam acreditando que se trata de um aplicativo, mas isso abre espaço para fraudes.
Então, de forma bem clara: não baixe aplicativos que se auto-intitulam PIX ou semelhantes, se relacionados a transações bancárias. Mas voltando a pergunta, se não é um aplicativo novo, então o que é o PIX? A resposta é: um serviço, desenvolvido pelo Banco Central.
O serviço vai funcionar para compras, pagamento de contas, transações bancárias e tudo com o princípio de ser gratuito e mais simples. Por exemplo, será possível fazer transferências a partir de links ou QR Code, substituindo o procedimento atual.
Uma parte da ideia é simplificar tudo. Por exemplo, existirão opções para o cliente aderir ou não, caso queira que sua conta seja mais facilmente encontrada na hora da transação. Ao invés de dados bancários, por exemplo, basta um dado único para que seja feita a localização da conta.
Como vai funcionar? O cliente que quiser fazer uso do serviço vai cadastrar uma espécie de “chave” que vai passar a substituir os dados. Então tudo funciona pelo próprio aplicativo do banco. Caso tenha novas dúvidas, procure o seu gerente. Tome cuidado com golpes.