Graças a Anitta e Luisa Sonza, uma polêmica acabou atingindo a Google enquanto empresa. Isso porque ambas as cantoras expuseram uma situação bastante delicada e de origem sexista acerca do sistema de buscas. A situação acabou fazendo com que a própria empresa se manifestasse.
Primeiro, Anitta se manifestou sobre o resultado da pesquisa pela palavra “Patroa”. De acordo com o dicionário do Google, patroa era “a esposa do patrão”. A situação levou Anitta a publicar um vídeo criticando o sistema de forma bastante contundente.
A reclamação, vinda de uma das principais cantoras do país, acabou levando a empresa a se manifestar abertamente. O Google explicou que tem acordo com a Oxford Languages, sendo essa a verdadeira responsável pelos resultados das pesquisas no dicionário.
Logo depois das críticas da cantora carioca, foi a vez de Luísa Sonza também demostrar sua indignação. A cantora publicou uma opinião negativa ao resultado da busca por “mulher solteira”. Segundo o Google, mulher solteira era o mesmo que prostituta.
Com a exposição, a instituição acabou promovendo rapidamente a mudança dos significados. A exposição pelas cantoras foi só o pontapé para uma movimentação geral entre internautas que se incomodaram com o caso.
Depois das reclamações, a Oxford Languages afirma ter promovido uma ampla revisão dos resultados de pesquisa. A empresa afirmou levar as opiniões das famosas a sério e se justificou sobre os significados que estavam vigentes até então. Apesar da justificativa, houveram algumas alterações na configuração do dicionário.