Na sexta-feira (18), um terremoto de 6,9 de magnitude foi registrado em uma região no Oceano Atlântico, bem próximo a Fernando de Noronha, deixando todos em pânico, pois muitos até ficaram com medo de que houvesse um tsunami.
Mas o epicentro desse tremor foi próximo de São Pedro e São Paulo, cerca de 282 km. Em relação a Fernando de Noronha, o epicentro está a 816 km de distância, mesmo assim as autoridades ficaram em alerta.
De acordo com a Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), os equipamentos registraram o tremor na estação de Riachuelo, que é coordenada pelo LabSis/UFRN. E os especialistas alertam que como é um terremoto de alta magnitude, pode-se esperar que haja réplicas nas próximas horas e até mesmo no decorrer da semana.
Quanto à preocupação com um possível tsunami, a RSBR procurou acalmar a todos informando que os mesmos acontecem quando o terremoto ultrapassa os 7,5 de magnitude, o que não aconteceu neste caso.
Outro detalhe importante é que o sismográfico realizado neste evento não mostra que existe a estimulação para a formação de tsunamis, mesmo assim os especialistas continuam atentos porque esperam por réplicas.
Apesar desse terremoto ter sido mais próximo ao arquipélago de São Pedro e São Paulo, que pertence a Pernambuco, não foram registrados danos materiais nos locais, mas a população segue preocupada e com medo das réplicas que estão por vir nas próximas horas.