Já faz um bom tempo que a humanidade descobriu que a Terra é redonda, mas ainda nos dias de hoje há pessoas que não acreditam nessa versão e continuam achando que o planeta é plano. São os chamados “terraplanistas”.
Durante a pandemia do novo coronavírus, como as pessoas estão ficando mais tempo em casa e, consequentemente, usando mais as redes sociais, o assunto voltou a ficar em alta nas últimas semanas.
Para muitos, isso pode parecer um absurdo, pois já foi comprovado por várias vezes que o planeta é realmente redondo. Porém, nem todos estão convencidos disso. Na Argentina, por exemplo, o jornal El Clarín fez uma pesquisa e descobriu que 34% dos jovens ainda acham que a Terra é plana.
Outro caso interessante aconteceu na Itália, onde um casal terraplanista decidiu fazer uma viagem pelo mar e chegar ao fim do mundo. Assim, conseguiriam mostrar a todos que a Terra é mesmo plana. A ideia do casal era chegar ao fim do mundo para provar que o planeta tem a forma de um disco.
Entretanto, eles acabaram surpreendidos quando se deram conta de que estavam perdidos no mar Mediterrâneo. O casal só não ficou desaparecido de vez porque um funcionário do Ministério da Saúde os localizou. Então, felizmente, eles foram resgatados graças a uma bússola. Tal aparelho, segundo a crença dos terraplanistas, não teria o menor fundamento devido a sua configuração.
Apesar de serem surpreendidos pelo auxílio da bússola, o casal ainda não informou se passou a acreditar que o planeta é redondo e não plano.