Dezenas de frequentadores de um restaurante na região de Shanxi, ao norte da China, viveram uma tragédia no último sábado (29). O estabelecimento desabou, atingindo mais de 50 pessoas e deixando pelo menos 29 mortos.
Até a madrugada de hoje, ainda haviam socorristas no local buscando sobreviventes e corpos. Pelo menos 7 pessoas estão feridas em estado grave, de acordo com as autoridades locais. O local foi isolado para maiores investigações sobre a causa do acidente.
No local, na hora do acidente, estava sendo realizada a festa de aniversário de um idoso de 80 anos da região. Cerca de 57 pessoas foram resgatas com vida pelos socorristas, 28 apresentaram ferimentos e precisaram de atenção médica e 7 estão em estado grave.
Para a ação de resgate foram usadas centenas de homens e mulheres, além de equipamentos de alta tecnologia e cães farejadores. A ação durou horas e os números ainda não foram fechados, de acordo com a mídia internacional. As autoridades acreditam que não há mais sobreviventes.
A causa do desabamento ainda esta sendo averiguada e as especulações não foram confirmadas como suspeitas pelas autoridades. O estabelecimento era um restaurante mas também funcionava como uma espécie de salão de festas, com reservas.
A tragédia esta sendo mais um duro golpe ao país que, anteriormente, já passou por uma grande tensão com a explosão do coronavírus. O esforço agora é determinar as causas do desabamento e punir eventuais responsáveis.