O presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, participou de um evento da Usiminas, em Minas Gerais, na manhã desta quarta-feira, dia 26 de agosto.
No evento, Bolsonaro se pronunciou dizendo que o projeto de criação do Renda Brasil está suspenso. Em entrevista, se esclareceu relatando que da forma como redigiram a proposta do programa ele não seria aprovado para o seu governo.
O projeto, discutido na última terça-feira, dia 25 de agosto pelo presidente e equipe do Ministério da Economia, não teve êxito. Ao contrário do que se esperava, foi cancelado pelo próprio.
De acordo com Paulo Guedes, foi para elevar a popularidade do governo Bolsonaro que o Renda Brasil foi projetado. Entretanto o político discordou do valor proposto para o novo programa, que seria em torno de R$ 250. Ainda segundo as informações, Bolsonaro queria um valor maior.
Outro ponto divergente seria tirar recursos de outros projetos do governo para que o Renda Brasil pudesse ser pago aos beneficiários, o que, de acordo com as declarações de Bolsonaro, está fora de cogitação.
Assim, o presidente Jair Messias Bolsonaro tornou pública sua insatisfação com o plano da equipe de Guedes sobre o benefício que pretende substituir o Bolsa Família e o Auxilio Emergencial.
Agora, com o impasse gerado pelo governo para criação do Renda Brasil, as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade passam a sofrer com incertezas sobre os verdadeiros prazos de efetivação desse benefício.