O ciclo do sono humano pode ser alterado por vários fatores externos e não é igual para todo mundo. A qualidade do sono dos bebês é extremamente importante para o seu desenvolvimento físico e cognitivo. Essas 10 dicas valiosas vão ajudar você a melhorar a qualidade do sono do bebê.
Nas primeiras semanas de vida do bebê não há qualquer influência externa que altere o seu ciclo, então dê tempo ao tempo para que ele consiga reconhecer o que é dia ou noite. Observe os sinais de sono da criança, quando ele está chorando após ser alimentado e de fraldas limpas, pode ser stress de sono, bem como bocejos e agitação dos braços e pernas ou mãozinhas nos olhos.
Procure estabelecer uma rotina que crie bons hábitos e que proporcione um sono bastante saudável e reparador. As sonecas diurnas do bebê são fundamentais para o sono noturno, ao contrário do que pensam, as sonecas deixam a criança mais calma para um sono a noite.
Mantenha um ambiente bastante agradável para o sono do bebê, climatizado, limpo e com pouca intensidade de luz. Procure adotar práticas que induzam ao sono, como cantigas relaxantes ou luzes na cor azul.
A temperatura ideal do quarto do bebê deve ser de 25 graus, tome cuidado para não deixar mantas e cobertores sobre o bebê, pois há risco de sufocamento. Ofereça leite materno antes de ele dormir, pois a combinação da melatonina a noite com a prolactina ativa a liberação desse precioso alimento.
Coloque o bebê para dormir no berço, pois fazer com que ele durma no colo pode lhe dar insegurança ao acordar. Priorize o conforto da criança, escolha colchões, travesseiros e outros itens indicados para seu tamanho e idade.