José Nilton Cardozo, um idoso de 65 anos, enfrenta dificuldades para conseguir realizar uma cirurgia para tratar de um tumor gigante no rosto através da rede pública de saúde do Rio Grande do Norte.
Ele está aguardando na fila de regulação para o procedimento desde, pelo menos, o mês de março. O caso passou a ganhar atenção na mídia após ser exposto em grandes portais.
Em junho, a Justiça do RN emitiu uma decisão liminar ordenando que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesap) providencie, de forma imediata e urgente, a viabilização da cirurgia para José Nilton Cardozo.
A decisão determina “o procedimento médico pré-operatório de embolização de tumor intracraniano, fornecendo o material convencionalmente disponibilizado pelo SUS”.
José Nilton Cardozo, que é marceneiro, enfrenta um diagnóstico de tumor intracraniano com crescimento descontrolado na fossa infratemporal direita.
A condição foi identificada como meningioma, um tumor benigno que tem origem nas membranas que revestem e protegem o cérebro. Devido a esse tumor, o idoso já experimentou perda de audição em um dos ouvidos.
Nos últimos meses, a vida de José Nilton Cardozo tem sido marcada por intensas dores e uma quantidade considerável de medicamentos para tentar atenuar os transtornos.
De acordo com seus familiares, ele chega a consumir mais de 15 doses de morfina diariamente para aliviar o sofrimento. A família luta pela cirurgia.
Para assistir ao vídeo CLIQUE AQUI!
“Sinceramente não dá pra explicar [a dor], porque é fora do controle do ser humano. Só o Senhor que está me sustentando. Amanheci o dia em claro hoje [quinta]. É uma coisa que não se explica. Pra quê tanto sofrimento assim? E às vezes eu penso que eu fui uma pessoa de só fazer o bem”, diz José Nilton.