Os últimos casos de atentados contra escolas pelo Brasil geraram uma resposta do governo federal. Os casos de violência nas instituições de ensino vem sofrendo um aumento no número de casos ao longo dos últimos casos.
Após os últimos dois casos, as reações do poder público começaram a ser tomadas. Alguns governos estaduais já acionaram algumas medidas, assim como o governo federal.
Nesta semana, o ministro Dino anunciou que o governo repassaria R$150 milhões para fortalecer as rondas escolares. Mas, para além disso, outras medidas também foram anunciadas.
Outro anúncio feito foi o grupo interministerial, que reuniu representantes de diferentes pastas, para discutir quais medidas poderiam ser tomadas para combater o aumento da insegurança nas escolas.
O primeiro anúncio desse grupo foi a iniciativa “Escola Segura”. A ideia é criar um canal direto para o compartilhamento de informações e denúncias. O canal deve servir para denunciar ameaças e ataques.
A página já esta funcionando e a denúncia pode ser feita de forma anônima. Além de servir como canal de denúncias, a página também vai fornecer dados para estudos que visam combater a violência nas escolas.
Outro ponto é o emprego de 50 policiais para monitorar a chamada “deep web”, que é uma “camada” mais profunda da web e que é conhecida por abrigar diversos grupos criminosos, que vai desde tráfico até o grupos extremistas e terroristas.
As mudanças estão sendo implementadas por meio de decreto presidencial.