O câncer é uma das doenças mais desafiadoras para a medicina e também uma das que mais matam no mundo. Não é à toa que tantas pessoas tem medo de sofrer com a doença. Mas existe forma de prevenir?
Estudos científicos ainda não foram capazes de determinar uma causa específica para o câncer, mas já apontaram alguns hábitos que estão associados a maior incidência da doença. Portanto, evitar algumas práticas pode ajudar na prevenção.
A oncologista Janyara Teixeira explica que “apesar das causas variarem e cada paciente ter um histórico de saúde específico, as pesquisas já relacionaram alguns hábitos de vida como fatores de maior risco para o desenvolvimento de cânceres”.
1. Não fume
O cigarro tem sido, por anos, associado ao câncer de pulmão. No entanto, também está associado a outras apresentações da doença. Para reduzir as chances de desenvolver câncer, abandonar o fumo é um importante passo.
2. Procure se alimentar de forma saudável
Na hora da alimentação, de preferência a legumes, verduras, frutas e carnes. Uma alimentação baseada em processados é uma porta para vários problemas de saúde ao longo da vida.
3. Peso adequado
Manter o peso dentro dos limites apontados pelo Índice de Massa Corporal (IMC) também é importante. Não é indicado estar abaixo do peso demais, também acima do peso demais.
4. Filtro solar
Muitas pessoas deixam de usar o filtro, ou protetor solar por acreditarem que se trata de um exagero. No entanto, o produto realmente reduz as chances de câncer de pele.
5. Esteja em dia com os exames
Exames como preventivo (papanicolau), mamografia, toque retal e a dosagem de PSA, colonoscopia e alguns exames de sangue (chamados de marcadores tumorais) também podem ser pedidos pelo médico.