O calor em Porto Velho fez uma mãe criar o ‘peitolé’ para seu filho de apenas 5 meses, a temperatura na cidade chega a 38ºC, por isso Daniele Vasconcelos resolveu congelar seu leite materno e fazer picolé, que o filho está adorando.
Ela explicou ao G1 que é superfácil preparar a novidade, é só a lactante retirar o leite, armazenar em forminhas previamente higienizadas e depois levar ao congelador, deixando por lá até ficar bem durinho.
Algumas mulheres podem fazer a ordenha manualmente mesmo, mas algumas podem ter dificuldade e por isso é preciso massagear os seios antes ou até mesmo usar as tradicionais bombas, conforme prescrição do médico.
Daniele está feliz com o resultado, ela contou que as formas de picolé são baratas e não precisa de mais nada, apenas o leite materno. O bebê dela completará seis meses em setembro e tem adorado o ‘peitolé’.
Especialistas alertam que o leite materno pode ser guardado por no máximo 15 dias quando é congelado, pois assim não trará nenhum prejuízo alimentar para as crianças. E o ‘peitolé’ pode ser um bom auxílio para o bebê que sente dor quando surgem os primeiros dentinhos, já que leite congelado ameniza as gengivas que ficam doloridas.
Mas essa novidade não é recomendada para recém-nascidos, o ideal é esperar que os dentes comecem a nascer. O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos ou mais, mas de maneira exclusiva até o 6º mês de vida.