A polícia civil confirmou ter identificado e localizado os responsáveis por um episódio de depredação contra escolas da cidade de Contagem, Minas Gerais. Em uma das escolas, foram encontradas pichações nazistas.
Segundo informações da polícia, quatro adolescentes foram identificados como responsáveis. Os menores tem idade entre 14 e 17 anos e teriam confessado a depredação, mas negaram qualquer intenção de ferir colegas ou funcionários.
Os alunos são alunos das escolas Municipal Professora Maria Martins e José Silvino Diniz. Os quatro teriam combinado o ataque através de redes sociais. Com um dos adolescentes foi encontrado um simulacro de arma de fogo.
De acordo com o delegado Leandro de Oliveira, os adolescentes “assumiram a prática dos fatos. Alegaram que fizeram porque se sentiam perseguidos pelas escolas. Todos eles afirmaram que não planejaram nenhum ataque violento a professores e alunos. A ideia era chamar a atenção das escolas pelo fato de estarem sendo perseguidos ali“.
O caso agora será encaminhado à Justiça e, segundo a polícia, os quatro adolescentes foram enquadrados em ato infracional análogo aos crimes de dano ao patrimônio público e também na lei antirracismo.
A depredação na escola causou grande sensação de pânico na região e levou a suspensão das aulas. O crime aconteceu próximo da data em que aconteceu o atentado em Aracruz, no Espírito Santo.
Casos de ataque à escolas aumentam em todo o país e causam preocupação nas autoridades de segurança, que monitoram casos suspeitos.