A permanência de Tite no comando da Seleção Brasileira após o fim da Copa do Catar já era descartada. O treinador já havia sinalizado a CBF que não pretendia renovar o vínculo; e a decisão foi confirmada.
O Brasil foi eliminado de forma dolorosa, após uma disputa de pênaltis contra a Croácia, em um jogo que chegou a estar “ganho” e a seleção europeia empatou na prorrogação, em um contra-ataque.
Se o time jogou aquém do esperado, as decisões de Tite deixaram o torcedor ainda mais frustrado. O técnico promoveu mudanças pouco populares e irritou a muita gente. O fim de seu “ciclo” na Seleção chegou a ser comemorado.
No entanto, se Tite sai… alguém precisa assumir a vaga. A CBF já deixou escapar alguns nomes que vinham sendo estudados para assumir o cargo, embora seja importante destacar que nada foi confirmado.
Fernando Diniz e Dorival Junior, ambos brasileiros, chamaram a atenção nos últimos anos com seus desempenhos. O português Abel Ferreira, que comandou o Palmeiras, também chama a atenção.
Sobre a possibilidade de trazer um técnico de outra nacionalidade, o nome de um treinador português é mais prestigiado. Conforme explicou Francisco Noveletto, vice-presidente da CBF.
“Por ser português e estar há muito tempo no Brasil, ele não entraria como estrangeiro, é “abrasileirado”. Não daria o choque de trazer um espanhol, um italiano, um argentino. Pesa muito”, declarou, sobre Ferreira.
Nenhum desses nomes foi confirmado, mas são treinadores que estão no radar da CBF. O substituto de Tite só deve ser anunciado no ano que vem.