A maioria das pessoas conhece ou já ouviu falar de pneumonia. Esse é um problema relativamente comum, que pode atingir crianças e adultos, geralmente combatido com facilidade, mas que pode resultar também em complicações delicadas.
Um problema que se assemelha é a broncopneumonia, como o nome sugere. No entanto, as duas condições são diferentes entre si. Na broncopneumonia, o pulmão é afetado mais intensivamente em sua parte interna.
A inflamação nesse caso se estende pelos brônquios e os alvéolos, que compõem o pulmão. Em alguns casos, no entanto, a broncopneumonia pode se expandir e atingir mais áreas do pulmão, causando um grande comprometimento do órgão.
A doença pode ser causada por uma grande quantidade de fatores, mas é provocada geralmente ou por vírus, bactéria ou fungo. Em geral, os sintomas entre a broncopneumonia e a pneumonia são muito parecidos.
- tosse;
- tosse com catarro;
- falta de ar;
- dificuldade para respirar (dispneia);
- lábios e extremidades que ficam mais azuladas;
- febre alta;
- suor;
- calafrios;
- fraqueza;
- cansaço.
O tratamento precisa ser avaliado e receitado por um médico. Em geral, alguns medicamentos estarão envolvidos, como o caso dos antiinflamatórios. Em casos onde a doença é causada por bactéria, também é comum a receita de antibióticos.
Vale ressaltar que a doença pode se tornar delicada e até mesmo oferecer risco de vida. Portanto, a recomendação de especialistas é que o médico deve ser consultado diante da menor suspeita de problema. Especialmente em pandemia por doença respiratória, a covid, todo cuidado se torna necessário.