Em algumas sociedades, infelizmente, ainda existe uma cultura que condena os nascimentos de meninas em favor do nascimento de filhos homens. É lamentável, mas é uma realidade, embora os governos estejam tentando romper com essa tradição.
Essa cultura é herança dos períodos da guerra, onde um filho homem era visto como um sinal de prosperidade porque poderia despender força física no trabalho braçal. Agora, em 2020, um casal está enfrentando problemas na justiça por abandonar uma bebê recém-nascida.
Um homem, de 24 anos, foi identificado como o pai da criança. Ele foi flagrado, por câmeras de segurança, no momento em que abandonou a bebê, próximo a uma caçamba de lixo. A polícia conseguiu localizá-lo e ele foi detido por abandono de incapaz.
Para a polícia, o homem confirmou que deixou a bebê no lixo porque havia tido seu sonho de “ser pai de menino” destruído quando descobriu que a esposa estava grávida de outra menina. Os dois já tem outras 2 filhas mulheres.
O caso vai continuar a ser investigado. O homem alega que tomou a decisão porque não tem dinheiro e não teria condições de criar mais uma filha. Ele e a esposa podem ser condenados pelo crime de abandono de incapaz.
Apesar do passado, não tão distante, em que esse tipo de atitude não era tão incomum, a sociedade chinesa tem mudado nos últimos tempos, especialmente pela ação mais ativa das mulheres em sua adminsitração.