Problemas vasculares são comuns e podem atingir tanto homens, quanto mulheres. No entanto, é histórico que homens deem pouca atenção ao problema e, por isso, ignorem sinais que poderiam prevenir complicações.
Muitos homens não sabem, por exemplo, que muitos fatores de riscos que operam sobre as mulheres, também exercem influencia sobre eles. Alguns desses fatores são, por exemplo, obesidade, desequilíbrio hormonal e sedentarismo.
Embora possa atingir homens, as varizes, por exemplo, são geralmente associadas apenas as mulheres. No entanto, esse é um dos principais sinais de que as coisas estão mal e que é necessário consultar um médico.
Outro erro muito comum, e perigoso, é a ideia de que problemas de varizes são estéticos, conforme explica a dra. Tatiana Losada:
A grande diferença entre homens e mulheres, nesses casos, é que o homem entende que os problemas de varizes e vasinhos são estéticos. Normalmente, quando eles vêm ao consultório a doença venosa já está avançada, eles aparecem apenas quando já estão com varicosidades grandes e sempre trazidos pelas mulheres.
Um dos motivos para se manter atento aos sinais de problemas venosos é o risco de trombose. O problema pode levar a morte e precisa ser tratado como uma complicação séria e acompanhada por um médico competente.
O mais indicado é se manter em dia com seus check ups médicos e estar atento a qualquer alteração no corpo, especialmente se houver surgimento de varizes pelo corpo.