Como já alertavam especialistas em 2020, e vem se confirmando, a covid-19 é uma doença que veio para ficar. Isso significa que, assim como gripe, por exemplo, a doença deverá permanecer presente mesmo sob controle.
Se pensar em erradicação da covid-19 nesse momento é impossível, existe algo que todos podem fazer para mantê-la sob controle: estar com a vacinação em dia. As últimas semanas confirmaram que o vírus tem passado por novas mutações, passando por mudanças.
Com a mutação do vírus, especialistas tem chamado a atenção para as alterações também na maneira como a doença se apresenta. Dores musculares, dor de garganta, tosse, fadiga e perda de paladar ainda são os principais.
No entanto, um sintoma bastante incomum foi confirmado pelo professor Ching-Hong, que integra o departamento de doenças infecciosas na Universidade da Califórnia. Trata-se da “língua peluda”, ou língua pilosa.
Segundo Hong, o sintoma é considerado raro, mas vem sendo observado com certa frequência e pode estar associado à covid-19. O problema não é exclusivo da covid-19, podendo se manifestar em diversos quadros infecciosos.
Quando esse fenômeno acontece, a língua adota um aspecto “peludo” embora não nasça pelos. “Eu sei que parece realmente assustador, mas é temporário”, tranquiliza o professor. Na verdade a causa é o acúmulo de células que permanecem na língua.
O problema pode ser desconfortável e gerar transtorno, mas é inofensivo, em geral. A higiene bucal deve ser mantida e a língua volta ao normal naturalmente.