Uma equipe da Samu acabou sendo afastada após um erro bizarro envolvendo um paciente que precisou de atendimento de urgência. Os socorristas declararam a morte do paciente, mas ele ainda estava vivo quando isso aconteceu.
O caso aconteceu na cidade de Vila Velha, no Espírito Santo, e ganhou repercussão. O homem caminhava pela rua quando foi atingido por um tiro e precisou ser socorrido. Após o atendimento, os socorristas constaram que a vítima estava morta.
Ainda no local do atendimento, os socorristas acionaram a Polícia Civil para que fosse realizado o trabalho de perícia. No entanto, os policiais chegaram ao local e constataram que a vítima ainda estava viva.
O homem foi encaminhado com ao Hospital Estadual de Urgência e Emergência, mas não resistiu, tendo a morte confirmada pouco depois de dar entrada na unidade. O caso gerou revolta entre moradores.
O erro grotesco levou ao afastamento da equipe em questão. A Secretaria de Saúde de Vila Velha não informou por quanto tempo o homem permaneceu caído no chão aguardando a chegada da perícia da polícia civil.
Como esse tempo não foi revelado, tampouco a extensão dos ferimentos causados pelo tiro, é impossível afirmar que a vítima morreu em decorrência do erro da equipe. Por isso, foi instaurada uma apuração para averiguar os fatos.
Apesar disso, o caso causou perplexidade entre quem tomou conhecimento da história. A identidade da vítima, ou dos socorristas, não foram reveladas.