Impossível falar sobre a música brasileira sem mencionar o nome de Gal Costa. Nesta quarta-feira (9), o Brasil recebeu com enorme tristeza a notícia de que Maria da Graça Costa Penna Burgos, conhecida mundialmente por seu nome artístico, Gal Costa veio a falecer, aos 77 anos.
Gal Costa marcou gerações com sua música e chegou a ser eleita a sétima maior voz da música brasileira pela Rolling Stone Brasil.
E como não amar a voz de Gal Costa, familiares, amigos e famosos estão devastados com a notícia da morte da cantora.
Gal Costa estava afastada dos palcos há alguns meses após realizar um procedimento cirúrgico para a retirada de um nódulo na fossa nasal direita e por isso tinha cancelado os shows, ela pretendia retornar com as apresentações no próximo mês.
Gal Costa se tornou eterna na música popular brasileira e trabalhou com grandes artistas, como por exemplo, João Gilberto, Maria Bethânia e Caetano Veloso com quem ela gravou seu primeiro disco ‘Domingo’, no ano de 1967.
Ela foi atuante contra a ditatura ao lado de seus contemporâneos, alguns deles chegaram a serem extraditados, como por exemplo, Gilberto Gil.
Talento
Gal Costa desde sempre, já início de sua carreira encantava a todos com seu timbre de voz potente, entretanto, sem nunca perder a serenidade.
Na década de 1970, tornou-se a musa dos hippies no Brasil, mas com o tempo foi buscando novas tendências e se aproximou do pop e da música romântica, até se eternizar no MPB.
Gal Costa nasceu no dia 26 de setembro de 1945, na Barra, um dos bairros mais tradicionais de Salvador, capital da Bahia.