Na última segunda-feira, Lewis Hamilton foi honrado com o título de cidadão brasileiro, na Câmara de Deputados Federais. A honraria foi notícia internacional e comemorada pelo próprio atleta, que é fã declarado do Brasil.
O título foi concedido após uma atitude do piloto quando, em 2021, ao ganhar no Circuito Brasileiro, Hamilton homenageou o país e a memória de Ayrton Senna – de quem Hamilton também é fã declarado.
Na ocasião, no circuito de Interlagos (SP), Hamilton deu uma volta na pista com a bandeira brasileira. O gesto foi uma referência ao que fazia Ayrton Senna toda vez que vencia. Além disso, Hamilton ergueu a bandeira brasileira no pódium.
Com o gesto, o britânico ganhou o título de cidadão brasileiro. Mas o que isso significa? Ao contrário do que aconteceria se Hamilton pedisse reconhecimento de cidadania brasileira, por exemplo, o título concedido pela Câmara é uma honraria simbólica.
Hamilton se torna um cidadão brasileiro em termos simbólicos, porque não carrega deveres e direitos de cidadão brasileiro. Isto é, quando estiver no Brasil, não será burocraticamente tratado como cidadão brasileiro.
Portanto, a honraria não é uma titulação burocrática. Hamilton continua sendo um cidadão britânico, onde compartilha direitos e deveres com seus conterrâneos; no Brasil, continua tendo direitos e deveres de estrangeiro.
No entanto, a honraria não perde seu valor por isso. Esse é um título dado apenas a pessoas de grande estima junto ao povo brasileiro, como é o caso do piloto.