A melhor forma de enfrentar uma pandemia é se preparando para enfrentar a mesma e é isso que o mundo deveria fazer desde já, é o que avisa um virologista da USP. Segundo ele, é praticamente certo que o mundo passará por uma nova pandemia, só não se sabe ainda ‘quando’ isto acontecerá.
Para especialistas, a maior probabilidade é que a próxima pandemia seja causada por algum tipo de vírus influenza, como foi o caso das gripes russa e asiática, causadas pelo H2N2, que deixou 2 milhões de mortos.
A gripe de Hong Kong, casada pelo vírus influenza H3N2, deixou 3 milhões de óbitos e houve outras, como a terrível gripe espanhola, que pode ter matado mais de 50 milhões de pessoas no planeta.
Camila Malta Romano, virologista do Instituto de Medicina Tropical da USP, explicou que a Covid-19 não será a última pandemia e que agora o grande desafio para os cientistas é tentar descobrir quando virá a próxima.
Quando houve a primeira epidemia deste século, no ano de 2003, os cientistas sabiam que não seria a última, o que foi constatado tempos depois. Agora, mais uma vez chega o alerta de que a humanidade deve se preparar para outros desafios como este da Covid-19.
Gonzalo Vecina Neto, médico sanitarista da USP, explicou que a destruição do meio ambiente é um dos motivos para o surgimento de novas pandemias, já que os vírus e micro-organismos vivem na natureza.
Preservar o meio ambiente é fundamental para evitar milhões de mortes no mundo todo, mas as providências precisam ser tomadas agora.