Uma mãe usou as redes sociais para desabafar sobre a violência sofrida pelo seu filho, um menino de apenas 5 anos. A estilista Claudete Alphonsus relatou o episódio em seu instagram, acompanhado de um vídeo onde o menino contando o que havia acontecido.
Alphonsus explica que estava percebendo o filho desanimado em relação a escola e o questionou sobre o porquê, quando descobriu que o pequeno vinha sendo vítima de racismo no ambiente escolar. Segundo relato da criança, outros alunos o chamavam de “cocô” por conta da cor de sua pele.
No vídeo, o menino aparece bastante abatido e relata que os outros alunos dizem que “marrom é cor de cocô“. “Mamãe, um dia eu vou ficar branco?“, questiona a criança. Abalada, a mãe responde ao filho que ele é lindo da maneira como nasceu.
“Você não precisa ser branquinho. Você nasceu pretinho e lindo”, responde Claudete. A estilista procura elevar a auto-estima do menino, reforçando o quanto ele é bonito da maneira que é, com a cor de pele com que nasceu.
Veja a publicação com o vídeo que foi feita no Instagram a seguir.
Ver essa foto no Instagram
Já em seu instagram, Claudete abriu o coração sobre os sentimentos ao ver o filho tão pequeno já sofrendo com o racismo. Em seu depoimento, a estilista pede que pais e mães tenham atenção com seus pequenos e cobra um esforço maior das escolas em proporcionar um ambiente seguro.
O caso repercutiu nas redes sociais e gerou revolta. Não foram divulgados detalhes de qual seria a escola.