Você por acaso já reparou no furinho que existe no canto interno das pálpebras inferiores? A maioria das pessoas já perceberam a existência deste furinho, contudo, o que muitas delas não sabem é qual é realmente a sua função.
Produção de lágrimas?
Embora pareça lógico que este furinho seja o responsável por levar as lágrimas até os olhos, está não é a função dele, muito pelo contrário.
Este furinho quase imperceptível também existe na pálpebra superior, não é por ali que as lágrimas saem.
Na verdade, estes furinhos são conhecidos como ‘pontos lacrimais’, e servem exatamente para realizarem o escoamento ou drenagem das lágrimas até a cavidade nasal.
De acordo com a oftalmologista Fabiana Nardella, se não existissem estes furinhos para drenarem as lágrimas, os olhos iriam lagrimejar sem parar e você passaria a impressão de que está chorando o tempo todo.
Quando você chora, acontece um aumento do fluxo de lágrimas, neste contexto, os furinhos não conseguem drenar as lágrimas em sua totalidade e é por isso que elas escorrem pelo seu rosto.
O organismo humano tem funções surpreendentes, estes furinhos são de extrema importância para o bom funcionamento dos olhos.
Vale ressaltar que algumas pessoas não produzem a quantidade de lágrima suficiente para manter os olhos lubrificados, elas possuem o que se chama de síndrome do olho seco. Vale ressaltar que toda vez que você pisca acontece a lubrificação ocular.