Um pescador brasileiro foi resgatado na costa do Suriname depois de naufragar e passar dias dentro de um freezer, em alto mar. O caso se tornou público apenas agora, dias depois de acontecer, e tem chamado a atenção.
Romualdo Macedo Rodrigues, de 44 anos, havia saído do Oiapoque, no Amapá, em um barco. O pescador devia ter seguido para o território da Guiana Francesa, mas seu barco naufragou e ele permaneceu a deriva.
Para sobreviver, Romualdo entrou em um freezer que carregava em sua embarcação e permaneceu ali dentro até ser encontrado. Ao todo, o pescador permaneceu 11 dias a deriva, dentro do eletrodoméstico, até ser localizado.
O brasileiro foi resgatado por pescadores que estavam em outra embarcação. Romualdo apresentava um caso grave de desidratação, estava desorientado e também com um quadro de insolação. Quando foi encontrado, o brasileiro estava com as roupas rasgadas.
A princípio, Romualdo ficou preso no território do Suriname porque as autoridades do país entenderam que se tratava de um caso de imigração ilegal. Apenas depois de tratativas e esclarecimentos é que o brasileiro conseguiu retornar para casa.
O caso se tornou público agora, com o retorno de Romualdo ao Brasil, mas seu pesadelo começou no dia 11 de agosto. Felizmente, apesar da história digna de filme, o brasileiro esta bem e se recupera do susto. Ele voltou para casa de avião, depois de ter sua situação migratória resolvida no Suriname.