Uma mãe inglesa passou por maus bocados e compartilhou sua história para conscientizar outras mães. Verity conta que o filho teve o diagnóstico de catapora e precisou ser levado ao hospital, mas uma combinação de medicamentos quase custou a vida da criança.
A catapora é uma doença bastante desconfortável e que, geralmente, melhora depois de alguns dias de sintoma. A doença é causada pelo vírus varicella-zoster e pode ser muito desagradável porque cria erupções cutâneas e muita dor.
Verity estava com o filho em casa, mas a criança começou a apresentar uma forte crise de vômito e a família decidiu que era hora de procurar a emergência. E foi nesse momento que começaram os problemas, segundo Verity.
Ela afirma que foi orientada por um enfermeiro a ministrar ibuprofeno em conjunto com paracetamol, que a criança já estava recebendo. A mãe afirma que ficou receosa e chegou a questionar o profissional, uma vez que já tinha ouvido falar que a combinação é perigosa em casos de catapora.
“Eu questionei e ele me falou que era um ‘conto da carochinha’ [o boato de que não pode usar ibuprofeno] e que não deveria acreditar em tudo que lia no Google. Ele disse ainda que em todo esse tempo trabalhando no hospital, nunca viu o ibuprofeno reagir à catapora“, declarou.
Pouco depois da dosagem, o menino começou a apresentar manchas no corpo. Os profissionais que atendiam a criança não deram muita importância e o mandaram para casa. Horas depois, no entanto, a mãe procurou o médico da família e recebeu a confirmação de que o filho estava mesmo tendo uma reação à medicação.
Com ajuda do médico, o menino teve o quadro estabilizado. Verity conta que uma dose a mais poderia ter sido fatal para o menino. A reação pode causar a necrose do tecido mole e pode levar à morte.