Um aparente surto de pneumonia na região Tucumán tem gerado preocupação ao Ministério da Saúde argentino. Ao todo, duas pessoas já morreram e os exames não tem sido capazes de identificar a causa do problema.
Além das duas mortes, as autoridades confirmam que outras pessoas já foram internadas com os mesmos sintomas. Até o momento, o quadro vem sendo tratado como pneumonia, mas não estão claras as causas da doença.
Ainda segundo o comunicado do Ministério da Saúde do país, testes já descartaram os vírus da covid-19, resfriado e gripe comuns como causadores. O comunicado afirma que “todos (os pacientes) foram submetidos a exames para Sars-CoV-2, Influenza tipos A+ e B+, hantavírus e 25 outros germes”.
De acordo com as informações, os sintomas surgem de forma semelhante ao que se observa na covid-19, mas evolui de maneira mais grave. A doença causa danos ao pulmão e já matou duas pessoas. Cinco profissionais da UTI do hospital de San Miguel de Tucumán, e um paciente, estão sob observação.
As medidas sanitárias adotadas pela Instituição foram radicais. Enquanto aguardam o resultado de novos testes, o hospital está em lockdown e as pessoas infectadas estão em isolamento. Aqueles que tiveram contato com os pacientes também estão em isolamento e sob observação.
Também na unidade de saúde estão sendo feitos testes nos filtros de água e aparelhos de ar condicionado, para identificar se essa pode ter sido a origem do problema. Mesmo sendo um caso preocupante, as autoridades esclarecem que não há motivo para pânico.