Uma falha grave foi descoberta nos chips DSP da Qualcomm, ou seja, quase metade de todos os celulares do mundo pode ser invadida por criminosos a qualquer momento sem o usuário perceber.
Esses chips são de última geração e oferecem uma série de novos recursos, só que eles também trazem alguns pontos vulneráveis e é justamente essa tecnologia de ponta que acaba fazendo com que o aparelho fique à mercê de criminosos.
Pesquisadores da Check Point descobriram esta falha de segurança em 40% dos celulares Android de todo planeta, mesmo aqueles aparelhos mais modernos da Samsung, LG, Google, entre outras marcas.
Quem tem iPhone não precisa se preocupar, mas aqueles que possuem um celular com o sistema operacional Android precisará tomar muito cuidado.
Essa falha permite ao hacker transformar o celular invadido em uma poderosa ferramenta de espionagem, além de coletar fotos, vídeos e dados em tempo real do aparelho.
Também é possível usar o smartphone para promover ataques virtuais ou simplesmente implantar um vírus no aparelho para que observe tudo que a pessoa está fazendo.
A Qualcomm já providenciou a correção desta grave falha, agora cabe aos fornecedores de celulares disponibilizarem as atualizações para o sistema operacional.
E não adianta instalar um bom antivírus porque neste caso não resolverá nada. Os usuários de celulares com Android do mundo todo deverão manter o sistema operacional atualizado para que falhas como esta possam ser corrigidas no menor tempo possível.