A noite deste domingo (28) foi marcada por muita tensão na cidade de Manacapuru, localizada na Região Metropolitana de Manaus, a capital do estado do Amazonas. Durante o tradicional Festival das Cirandas, uma das estruturas da apresentação – que estava içada por meio de um guindaste – acabou se desprendendo e caindo em direção ao solo. Existiam dançarinos tanto dentro da alegoria quanto fora dela, no solo, causando várias vítimas.
Informações inicialmente divulgadas pelo governo do estado de Amazonas indicam que pelo menos 23 pessoas ficaram feridas. Muitas das vítimas foram encaminhadas ao Hospital de Manacapuru, ao passo que outras três foram transferidas com urgência para a cidade de Manaus, em razão do estado de gravidade por conta dos ferimentos, onde teriam melhores recursos para o socorro.
Imagens que circulam pela internet mostram o exato momento em que a estrutura desaba diretamente no solo. No auditório, o público começa a gritar de maneira desesperada, preocupados com a gravidade da situação. Em outras imagens, que também rodam pelas redes sociais, é possível observar a grande mobilização em prol do socorro dos feridos.
Em nota, o governador Wilson Lima (União Brasil) lamentou o acidente, demonstrando solidariedade às famílias dos feridos. O político anunciou, ainda, o envio de quatro ambulâncias de suporte avançado para a cidade que recebe o festival com o intuito de “atender a eventuais necessidades das vítimas”. Até o momento, não há informações complementares sobre o atual estado de saúde dos feridos.