Relacionamentos não são fáceis e exigem que os envolvidos estejam realmente dedicados a fazê-lo funcionar. Muitas vezes, um casal cai na mesmice e passa a agir como se aquele relacionamento fosse garantido, mas esse é um erro.
Para um relacionamento dar certo, são necessárias ações contínuas para que ambas as partes se sintam bem e envolvidas. Alguns sinais podem indicar que o fim está próximo, o que leva o casal a ter que se questionar sobre o que será feito dali em diante:
1. Não parece mais haver amor na relação
Quando o relacionamento começou, você se sentia a prioridade do seu parceiro (a); agora, no entanto, é como se já não fizesse mais diferença. Quando o relacionamento atinge um status onde as partes já não se sentem mais desejadas, ou apreciadas, ou valorizadas… então pode ser um momento decisivo. Se não existe mudança, pode ser a hora de colocar um ponto final.
2. O casal não consegue mais se comunicar
Muitos casais sabem o que é isso: uma briga de proporções enormes que começou por conta de um problema minúsculo que poderia ter sido evitado caso o casal tivesse se comunicado melhor. A falta de comunicação é um problema grave, mas que muitos casais só se dão conta quando a situação está em estado crítico.
3. Infidelidade
Antes de mais nada, é preciso entender que não há regras quando o assunto é traição. A parte traída pode querer perdoar, ou não; pode querer por fim ao relacionamento, ou não. O ponto desta questão é como as partes trabalham os sentimentos gerados a partir da traição.
Quando uma traição é descoberta e existe o genuíno desejo de fazer com que o relacionamento dê certo, existem caminhos para restaurar o diálogo, a confiança e o respeito. No entanto, isso exige trabalho e vontade genuína.
Quando uma traição é descoberta, especialmente quando é recorrente, e não existe desejo nenhum de consertar as coisas… é hora de se separar.