O astro de Hollywood, Ashton Kutcher, de 44 anos, que é conhecido em todo o mundo por suas atuações em várias produções de sucesso para a TV e o cinema, relatou durante sua participação no programa “Running Wild with Bear Grylls: The Challenge” (Celebridades à Prova de Tudo: O Desafio), produzido pela National Geographic, que esteve gravemente doente.
Ainda de acordo com Ashton Kutcher ele sobreviveu à doença conhecida como Vasculite, ele não acreditava que seria capaz de superar a enfermidade: “Sorte de estar vivo”, afirmou o galã hollywoodiano.
O ator afirmou que por causa da doença autoimune rara ele ficou acamado, sem conseguir andar, enxergar e ouvir.
“Há dois anos, tive essa forma estranha e super rara de vasculite, que derrubou minha visão, minha audição, meu equilíbrio”, afirmou o ator.
O que é vasculite?
Existem muitos tipos de vasculite, que é uma doença autoimune e seus sintomas podem ser diferentes, assim como a gravidade e a duração depende de cada caso.
A vasculite se caracteriza pelo ataque do sistema imunológico aos próprios vasos sanguíneos do enfermo acometido por esta doença. Vale ressaltar que a maioria dos tipos de vasculite são raras e suas causas ainda não são totalmente conhecidas.
Doenças autoimunes, como por exemplo, lúpus, artrite reumatoide e síndrome de Sjögren, efeito colateral de medicamentos e infecções virais podem ser causas da doença.
A Covid-19 é uma doença viral que pode provocar a vasculite, já que uma das sequelas da enfermidade é justamente a vasculite cerebral.
Principais sintomas da vasculite:
- Dor de cabeça;
- Fadiga;
- Falta de apetite;
- Dores nas articulações;
- Febre;
- Falta de ar;
- Crises de tosse;
- Dormência ou falta de força em uma mão ou pé.