Nesta quinta-feira, dia 28 de julho, foi confirmada a primeira morte por varíola dos macacos no Brasil. Se tratou de um homem que apresentava baixa imunidade e que residia na região de Uberlândia, em Minas Gerais. Sua identidade não chegou a ser divulgada pelas autoridades.
Ainda nesta semana, foi confirmado em São Paulo os primeiros casos em crianças. E nesta última quarta-feira, dia 27 de julho, foi registrado que o país tinha 978 casos de varíola dos macacos espalhados em 15 estados, além do Distrito Federal.
São Paulo segue liderando o ranking de casos, apresentando mais de 700, enquanto o Rio de Janeiro aparece em segundo lugar, com pouco mais de 100.
Ainda no sábado, dia 23 de julho, a doença chegou a ser declarada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma emergência de saúde global. Com isso, a decisão pode levar a um avanço nas vacinas que já se encontram em falta.
A varíola dos macacos se caracteriza por ser uma doença em que aparecem bolhas vermelhas na pele. Outros de seus sintomas são febre e cansaço. A doença se tornou um verdadeiro surto na Europa, se espalhando por diversos países. E agora, parece estar avançando no Brasil. Não foram registrados muitos casos de óbito ao redor do mundo.
Com a declaração de emergência de saúde, alguns esforços devem ser feitos para conter o avanço da doença, assim investindo mais em medidas preventivas