Na maioria dos casos confirmados da varíola do macaco o paciente apresenta quadros leves, contudo, há casos nos quais a doença evolui de maneira agressiva como foi neste caso.
Um homem de 35 anos, diagnosticado com a varíola do macaco precisou ser internado em regime de urgência após passar por episódios de dor extrema.
O paciente identificado como Harun Tulunay, morador da cidade de Londres, capital da Inglaterra, afirmou que o primeiro sintoma surgiu no último mês de junho quanto ele teve febre, no primeiro momento ele acreditou que estava com Covid-19.
Entretanto, os sintomas começaram a preocupar com o passar dos dias e ele chegou a ficar incapacitado.
“Meus gânglios linfáticos estavam doloridos, muito doloridos e inchados. Minha febre subiu para 39,6°C. No dia 5, eu simplesmente deitei no sofá, incapaz de me mexer, incapaz de dormir. Eu me sentia sozinho e a dor era insuportável”, afirmou Harun Tulunay.
Harun Tulunay afirmou que ele notou uma pequena lesão no nariz, pensou que fosse uma espinha e que não tinha a ideia de que fosse varíola.
Somente após o surgimento da lesão que ele foi encaminhado para fazer o teste de varíola do macaco, neste momento além da dor ele também não conseguia mais engolir nem mesmo líquidos.
Harun ficou 10 dias internado, segundo ele os sintomas da varíola do macaco foram muito piores do que os da Covid-19 que ele teve por duas vezes.
Vale ressaltar que os recém-nascidos, crianças, mulheres grávidas e pessoas com deficiências imunológicas correm um maior risco de apresentarem sintomas mais graves da varíola do macaco e, em casos raros, pode levar a morte.