As vacinas de Oxford e da Coronavac restringiram os testes no Brasil, sendo que estes medicamentos serão aplicados apenas a um pequeno grupo de profissionais. Mas a vacina da Pfizer abrirá os testes para a população brasileira e os interessados devem se inscrever até nesta sexta-feira (07).
E para ser voluntário e ajudar nos testes da vacina da Pfizer, qualquer pessoa pode se candidatar. Este medicamento está sendo desenvolvido em parceria com a BioNTech, uma empresa alemã.
Os 15 primeiros voluntários receberam ontem (05) a aplicação da vacina experimental contra a Covid-19, eles foram até o Centro Paulista de Investigação Clínica, localizado em São Paulo.
De acordo com o reumatologista Cristiano Zerbini, que é coordenador desta pesquisa em São Paulo, serão convocados mil voluntários, que depois serão divididos em dois grupos, sendo um para o Cepic e outro para a Instituição Obras Sociais Irmã Dulce na Bahia.
Entre os 500 voluntários de São Paulo, serão selecionados 250 que receberão placebo e a outra metade a vacina. Zerbini deixou claro que nem o paciente e nem o médico estarão cientes de quem estará recebendo placebo ou não.
Os interessados em se tornar voluntários poderão se inscrever no site da Cepic até nesta sexta-feira, dia 7. Primeiramente as aplicações serão feitas em 50 voluntários e no decorrer das próximas semanas nos demais.
Os voluntários precisam ter idade entre 18 e 85 anos, não ter doenças crônicas descompensadas e as mulheres não podem estar grávidas. Essa vacina da Pfizer utiliza a tecnologia de RNA mensageiro e pode ser produzida rapidamente.