O INCA (Instituto Nacional de Câncer) estima que entre meados de 2020 e 2022, mais de 30 mil brasileiros foram diagnosticados com um câncer na região de seus pulmões. Os homens foram a maioria dos casos, em comparação com as mulheres.
Na grande maioria das vezes, o câncer de pulmão costuma ser identificado quando já está em um estágio avançado, pois costuma apresentar sintomas mais agressivos. A maioria dos cânceres possuem uma boa taxa de cura quando são diagnosticados de forma precoce.
Geralmente, os sinais mais recorrentes que indicam um câncer de pulmão são:
Catarro com sangue
Dificuldade em engolir
Rouquidão
Infecção pulmonar
Tosse seca
Dificuldade em respirar
Falta de ar
Perda de peso
Extremo cansaço
Lembrando que é muito importante consultar um médico, assim que sentir qualquer um destes sintomas.
O que causa o câncer no pulmão?
A principal causa apontada é o uso frequente do cigarro. Outros fatores que aumentam o risco são estar em contato com a fumaça do cigarro de forma frequente, mesmo que não fume. Estar exposto a alguns reagentes químicos também pode influenciar. Outros fatores que influenciam são genética ou então viver em um local no qual a poluição é extremamente alta.
Tratamento
O tratamento depende da gravidade do caso, mas o médico pode indicar uma cirurgia para remover o pulmão, ou parte dele, assim evitando que as células se espalhem para outras partes de seu corpo.
O câncer pode ser fatal.