Vários países da Europa estão enfrentando uma onda extrema de calor que já deixou vários mortos, em diversos países, entre eles estão, Portugal, Espanha, França e Inglaterra.
As altas temperaturas combinadas com a vegetação seca vêm provocando diversos focos de incêndios florestais que ameaçam cidades inteiras, causando a preocupação das autoridades e dos moradores que vivem nos arredores das florestas em chamas.
Em entrevista veiculada pelo jornal francês Le Monde, o meteorologista François Gourand, previu um que a regiões que ficam localizadas no sudoeste da França devem passar por um “apocalipse de calor” nesta próxima segunda-feira (18), e que as temperaturas devem bater os recordes anteriores superando os 40ºC.
Confira o alerta vermelhos emitido pelas autoridades francesas:
Portugal está em chamas, os diversos incêndios ocupam centenas de bombeiros e voluntários e as temperaturas já bateram o recorde histórico quando os termômetros marcaram 47ºC.
André Fernandes, comandante da Defesa Civil de Portugal, afirmou que o país está enfrentando uma situação aparentemente sem precedentes no campo meteorológicos.
Os incêndios espalhados pelos países da Europa continental obrigaram mais de 20 mil pessoas a abandonarem suas casas.
No Reino Unido a onda de calor também vem deixando o governo britânico em alerta e reuniões emergenciais foram realizadas durante todo o fim de semana.
Especialistas afirmam que o recorde de calor na Inglaterra que é de 38,7ºC e foi registrado em 2019, deve ser quebrado nos próximos dias quando os termômetros devem chegar aos 40ºC.
Na Espanha, já morreram 360 pessoas nos últimos dias vítimas das altas temperaturas, naquele país os termômetros chegaram aos 45,7ºC.