Pelo menos 22 jovens com idades entre 18 e 20 anos foram encontrados sem vida após uma festa na cidade de East London, localizada a cerca de 1.000 quilômetros de Joanesburgo, capital da África do Sul. O caso é emblemático, tendo em vista que nenhuma das vítimas apresentava marcas aparentes de violência pelo corpo.
De acordo com Unathi Bonqose, representante da comunidade provincial do Cabo Oriental e funcionário do Departamento de Segurança local, os jovens não apresentavam feridas em seus corpos. Por isso, a possibilidade de algum tumulto ter provocado os óbitos está descartada.
Informações publicadas pelo jornal DispatchLive indicam que os corpos estavam espalhados por diversos pontos distintos do local, incluindo cadeiras, mesas e no chão, todos sem sinais de violência. Os cadáveres foram distribuídos entre os necrotérios estaduais disponíveis e serão submetidos a exames de autópsia a fim de que as causas dos falecimentos sejam descobertas.
“Vamos realizar autópsias, o mais rápido possível, para estabelecer a provável causa da morte. Os cadáveres foram levados para necrotérios estaduais”, disse Siyanda Manana, porta-voz do Departamento de Saúde de Eastern Cape, responsável pelo acompanhamento do emblemático caso ocorrido na região.
Fontes locais indicam que os jovens comemoravam o fim das provas finais do ensino médio. Familiares das vítimas foram convocadas aos necrotérios a fim de que os corpos sejam identificados. Por isso, todos os pais que têm filhos desaparecidos na região foram recomendados a comparecerem ao local.