Durante a manhã desta quarta, dia 22 de junho, cidades do Oeste de Santa Catarina começaram a contabilizar os estragos que estão sendo causados pela forte tempestade de chuva, granizo e vento que atinge a região desde a noite desta última terça.
A Defesa Civil do estado vem chamando atenção para os grandes riscos de deslizamentos de encostas que podem acontecer nas próximas horas desta quarta.
O município que foi mais atingido até o momento é a cidade de Concórdia, localizada no Alto Uruguai de Santa Catarina. Os riscos são devido a alta saturação do solo que está encharcado devido ao grande volume de chuva que caiu nas últimas 24 horas.
Um levantamento realizado pela Defesa Civil mostra que a cidade de Concórdia foi a que recebeu o maior volume em todo o estado de Santa Catarina. Estima-se que tenha chovido um total de 111mm nas últimas 24 horas.
Além de Concórdia há outras cidades que também sofreram com as chuvas: Piratuba com acumulado de 96mm, Ipumirim com 90 mm, Itá com 87mm, Seara com 83,6mm e Lindóia do Sul com 82 mm.
Na cidade mais atingida, Concórdia, se observou queda de árvores, muros residenciais e transbordamento de rios e córregos da região.
Devido à forte tempestade, a Defesa Civil divulgou alerta notificando dezenas de cidades da região atingida sobre o risco de novos temporais atingirem a região Oeste do estado durante a tarde desta quarta.