Nesta quarta-feira (22), uma verdadeira catástrofe se abateu sobre o Afeganistão, um terremoto de alta magnitude atingiu as regiões de Paktika e Khost, localizadas na região sul daquele país.
Segundo as informações repassadas pelas agências de notícias internacionais, o terremoto deixou mais de mil pessoas mortas, centenas de pessoas estão feridas e desaparecidas e um rastro caótico de destruição.
Era madrugada desta quarta-feira, quando por volta de 1h30 (hora local), o terremoto de magnitude 6,1e com uma profundidade de apenas 51km abalou a região.
As imagens divulgadas pela imprensa e nas redes sociais mostram pessoas desesperadas e desnorteadas caminhando sobre os escombros. Helicópteros estão sendo usados para transportar os feridos de áreas remotas para unidades de saúde.
As moradias nas regiões atingidas são em sua maioria precárias o que potencializou a destruição provocada pelo terremoto.
Em um vídeo um homem que não teve seu nome divulgado mostra prédios em ruinas, ele afirma que está fazendo as imagens para mostrar que há muitas pessoas mortas sob os escombros.
“Estou fazendo este vídeo para mostrar que todas as pessoas aqui estão sob o prédio. Sob aquela casa, cinco pessoas. Esta casa, seis pessoas.” Ele se vira para outra pilha de escombros: “E nesta casa, 13 cadáveres ainda estão embaixo”, diz o morador local.
O governo Talibã que comanda o Afeganistão pediu ajuda a Organização das Nações Unidas (ONU), e diversos países do ocidente já anunciaram que estão enviando ajuda humanitária.