Insuficiência renal pode estar ligada ao surgimento de problemas cardíacos; médico emite alerta e preste atenção nos 5 sinais

Fique atento aos cinco sintomas que podem indicar problemas tanto no coração quanto nos rins. Consulte sempre o seu médico.

Não é somente a pressão arterial que é responsável por causar problemas cardíacos. Neste artigo, será explicado através das palavras do cardiologista Roberto Yano que a insuficiência renal também pode gerar problemas no coração, pois os rins são órgãos muito valiosos e que são os responsáveis por realizar o controle da pressão arterial.

O médico explicou que quando os rins ficam mais fracos, acabam perdendo sua capacidade de filtrar, gerando uma pressão arterial.

“Como já sabemos, essa elevação da pressão pode sobrecarregar o coração, levando a quadros de insuficiência cardíaca e ao aceleramento do processo de aterosclerose”, alertou o médico, explicando um pouco mais sobre como a condição pode estar diretamente relacionada com problemas cardíacos.

Logo em seguida, ele explica que se trata de um problema contínuo, pois os rins irão elevar a pressão arterial, o que consequentemente irá deixar o coração cada vez mais fraco. Com o coração doente, os rins começam a piorar, desta maneira, um problema em um dos órgãos acaba por deixar os dois órgãos doentes.

Por este motivo, fique alerta aos cinco sintomas que podem indicar algum problema;

Náuseas e vômitos 

Substâncias que não são corretamente eliminadas pelos rins podem causar essa intoxicação.

Mudanças na urina 

Se a urina estiver com espuma ou saindo muito pouco, já se trata de um sinal de alerta.

Câimbras 

Se for algo frequente, é melhor consultar um médico.

Inchaço nas pernas ou no corpo todo 

Isso indica que os rins não conseguem mais manter balanceado o líquido do corpo.

Pressão alta não controlada 

Na maioria das vezes, a pressão fica bem alta.

Escrito por

Juliana Gomes

Colunista de notícias dedicada a escrever sobre os mais diversos assuntos. Sempre fui apaixonada pela arte da escrita e pela literatura.