Uma das coisas mais comuns que observamos com o avanço de nossa idade são as constantes dores musculares e nas articulações. Por isso o consumo de analgésico se torna comum com o passar dos anos, porém existem alternativas naturais que são eficientes e muitas vezes são consideradas apenas ‘mato’.
Essa folha que muitas vezes se passa por uma praga é a alface-selvagem. Ela é uma espécie silvestre antecessora das alfaces mais usuais que estamos acostumados a consumir.
A alface-selvagem possui propriedades que ajudam a aliviar a dor pois consegue inibir os impulsos que causam a sensação de dor, agindo na espinha dorsal.
Essa espécie de alface possui um látex branco lácteo que se assemelha ao ópio, não é a toa que a alface-selvagem é considerada como a ‘morfina natural’.
Um estudo que foi publicado no ano de 2006 na revista científica Jounal of Ethnopharmacology mostrou que o efeito sedativo obtida desta planta provêm das substâncias lactucina e lactucopiricina.
Em geral, as pessoas que fazem uso desta planta a utilizam como loção para passar sobre a pele. Além deste efeito contra as dores, muitas pessoas utilizam a alface-selvagem para combater os sintomas de ansiedade e portanto funciona como um calmante natural.
Entretanto, é importante ter atenção com a planta já que o látex da alface pode causar sérias irritações na pele, principalmente para aquelas pessoas que são alérgicas. Por isso é preciso atenção com a substância.