A apresentadora Talitha Morete, uma das comandantes do programa de entretenimento É de Casa, transmitido pela Rede Globo, causou enorme polêmica na exibição do último sábado (11) por conta de uma atitude em face de uma das convidadas. Na ocasião, pediu que Dona Silene, uma vendedora de cocada, servisse os demais convidados que se faziam presentes no programa.
Diante da situação, Manoel Soares, um segundo apresentador do programa, tomou para si a bandeja e tratou de servir as pessoas no lugar de Silene. Instantaneamente por meio das redes sociais, os internautas passaram a acusar Morete pelo cometimento de racismo estrutural. Na visão de muitos, o fato da vendedora ser uma mulher negra levou a comandante do programa a exigi-la a distribuição da comida, em uma posição de serventia aos brancos.
O ‘Vai servir todo mundo’ no #EDeCasa na #globo é um dos momentos mais constrangedores, estruturalmente ‘normalizado’ e abertamente racista. A tentativa da quebra da desordem inversa de valores criadas, só foi possível graças ao único negro ali presente, para além de dona Cilene pic.twitter.com/EBJL2UTl48
— louis (@novellavaga) June 14, 2022
Passada uma semana, Talitha Morete fez um pedido especial aos telespectadores logo na abertura do programa deste sábado (18). A apresentadora se desculpou com a sua atitude, admitindo publicamente o erro cometido. “Pedi pra dona Silene servir a cocada, quando na verdade eu deveria servir. Eu errei. Quero transformar esse episódio em aprendizado, serviu de aprendizado, não só pra mim, mas pra muita gente”, disse.
Ver essa foto no Instagram
Na sequência, Morete agradeceu ao colega Manoel Soares por ter contornado a situação ao assumir o trabalho de servir os convidados. Além disso, dirigiu-se à Dona Silene, pedindo perdão pelo ocorrido e desejando que a vendedora consiga comercializar muitos dos seus doces, os quais classificou como sendo maravilhosos.