Facebook bloqueia perfis de bolsonaristas que estão fora do país

Medida do Supremo Tribunal Federal representa riscos à liberdade de expressão.

Essas últimas semanas foram conflituosas e determinantes entre o Facebook e Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal. Por conta disso, a maior rede social do mundo informou que bloqueará perfis de bolsonaristas que atualmente moram fora do Brasil, considerado o inquérito das ‘fake news’.

A rede social chegou até a emitir uma nota explicando as novas medidas. ‘O Facebook havia cumprido com a ordem de bloquear as contas no Brasil ao restringir a visualização das páginas e perfis a partir de endereços IP no país’, diz um trecho do comunicado.

O Facebook explica ainda que, os novos endereços de IP disponibilizados no país não terão mais acesso ao conteúdo. Frisando ainda que não é levado em conta nem ordens judiciais que alteram esse endereço da internet.

Em tempo, o Facebook levanta em questão que essa medida do Supremo Tribunal Federal pode representar riscos de liberdade de expressão em áreas que não fazem parte da jurisdição brasileira.

O Facebook havia descumprido a ordem do STF e por conta disso foi multado por Alexandre de Moraes em um valor que chega a R$ 1,9 milhões. Conrado Lester, presidente da rede, prestará esclarecimentos.

Caso o Facebook ainda descumpra essa decisão, a multa aplicará mais adendos na multa. Será acrescido 100 mil reais diários caso não haja o bloqueio dessas contas que são pró ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). A rede social recorrerá a essa decisão.

 

Escrito por

NOTICIAS REAIS

Redator há mais de 4 anos, especializado em entretenimento. Compromisso com a verdade e a transparência dos fatos, seja notícias de famosos ou assuntos políticos. Jornalismo é um serviço à população.