O Ministério da Saúde está sob alerta máximo e investigando cerca de 68 casos suspeitos de hepatite misteriosa fulminante. Centenas de outros casos estão sendo investigados em vários países mundo.
Nesta terça-feira (31), o Ministério da Saúde afirmou que até nesta data 95 casos da doença forma notificados, deste montante 27 foram descartados e um foi considerado como provável.
O surto de hepatite fulminante continua sendo um grande mistério. A Organização Mundial da Saúde (OMS), afirmou que o maior número de vítimas desta doença são crianças.
Ao contrário dos demais casos, a hepatite misteriosa fulminante não apresenta os sintomas até que os casos já estejam mais graves.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, o primeiro caso de hepatite fulminante provável é de um homem, morador da cidade de Ponta Porã, localizada no interior do Mato Grosso do Sul.
Confira em quais estados e numero de casos suspeitos em cada um deles:
São Paulo (16), Minas Gerais (9), Pernambuco (7), Rio de Janeiro (7), Ceará (6), Rio Grande do Sul (5), Goiás (3), Espírito Santo (2), Paraná (2), Santa Catarina (3), Alagoas (1), Rio Grande do Norte (2), Pará (2), Rondônia (1), Maranhão (1) e Paraíba (1).
O paciente de Ponta Porã, está internado nem seu nome e nem sua idade foram informados. Os sintomas apresentados pelo paciente foram febre, mal-estar, náuseas e icterícia que deixa a pele amarelada.
Para saber quais são os principais sintomas da Hepatite Fulminante CLIQUE AQUI!
Ainda não se sabe como está ocorrendo a transmissão deste tipo de hepatite.