As fortes chuvas que atingem a Região Metropolitana de Recife, capital do estado de Pernambuco, provocaram a morte de dezenas de pessoas e deixou um rastro de destruição.
De acordo com a Defesa Civil de Pernambuco confirmou que pelo menos 33 pessoas morreram em decorrência da chuva que provocou inundações e deslizamentos, somente neste sábado (28), vinte e oito pessoas perderam suas vidas.
A Defesa Civil afirmou que em alguns pontos da cidade de Recife o volume de precipitação de chuva chegou a 236,01 milímetros, a média de chuva prevista para todo o mês de maio na região é de 328,90 milímetros, ou seja, já choveu cerca de 70% do esperado.
Cerca de 20 municípios de Pernambuco estão em estado de alerta e já registraram mais de 200 milímetros de chuva nas últimas 24 horas. As cidades mais castigadas pelas chuvas estão localizadas na Região Metropolitana de Recife, Zona da Mata e no Agreste do estado.
O governo de Pernambuco informou que até o momento pelo menos 516 pessoas estão desalojadas, cerca de 250 desabrigadas.
A Secretária de Educação de Pernambuco afirmou que 14 escolas e creches da rede municipal estão abertas para abrigar os desalojados e desabrigados. Confira o vídeo abaixo:
Várias ruas estão inundadas, ainda há previsão de mais chuva nas próximas horas o que pode deixar a situação ainda mais delicada.
A Defesa Civil pede que morades deixem suas casas em áreas de risco ao menor sinal de que há algo de errado.