Nesta última sexta-feira (31), Donald Trump avisou que vai proibir o TikTok nos Estados Unidos, isto aconteceu logo depois que autoridades norte-americanas revelaram que estão preocupadas com o fato de que esse aplicativo possa ser utilizado pela inteligência chinesa.
O presidente dos Estados Unidos estava fazendo uma viagem de avião acompanhado de alguns repórteres e disse a eles que hoje (01) a proibição do TikTok em seu país será anunciada.
Mas Trump anda não revelou quais serão as medidas tomadas a respeito, porém, garantiu que pode usar ‘poderes econômicos de emergência’ e até mesmo ‘uma ordem executiva’ para tirar o aplicativo dos EUA.
De acordo com Donald Trump, ele tem autoridade para banir o aplicativo de vídeos que se tornou um dos mais populares, principalmente entre os internautas mais jovens. A ByteDance, proprietária desse APP, tem sede na China e conta hoje com cerca de um bilhão de usuários no mundo todo.
Segundo o Bloomberg, Trump já havia ordenado horas antes a venda das operações americanas do TikTok, acreditando que esse serviço na verdade possa ser usado futuramente pela inteligência chinesa. A ByteDance já afirmou que não tem nenhum vínculo com o governo de Pequim.
Relatório divulgado recentemente pela Fox News informou que a Microsoft vem negociando a aquisição do aplicativo, pagando algumas dezenas de bilhões de dólares, o que não foi confirmado oficialmente.
No Twitter, muitos internautas alegam que Jair Bolsonaro está sempre seguindo os passos de Trump e por isso poderá banir o TikTok do Brasil, mas até o momento o presidente brasileiro não comentou nada a respeito.
Trump vai banir o TikTok nos EUA // Bozo é cadelinha do Trump capaz de banir o Tik Tok aq no Brasil tb pic.twitter.com/cKZJ250RSi
— pirvj信義! (@pirvj) August 1, 2020