O triste caso aconteceu nesta terça, dia 24 de maio, na cidade de Jaboatão dos Guararapes, no estado de Pernambuco. A bebê de apenas 1 mês de vida faleceu antes da transferência para o leito de UTI que estava aguardando.
A menina Giovanna Amélia estava desde a última quinta, dia 19 de maio, na Unidade de Pronto Atendimento(UPA) do Curado. A família estava há quatro dias esperando por uma vaga na UTI.
Neste terça, conseguiram a vaga, mas infelizmente a menina faleceu enquanto aguardavam a chegada da ambulância para fazer o deslocamento da bebê. Uma tia de Giovanna disse que a menina tinha conseguido a vaga duas horas antes do falecimento.
De acordo com informações divulgados no portal G1, a menina teve uma parada cardiorrespiratória.
Este não foi o primeiro caso a acontecer, ontem, dia 23 de maio, um menino de apenas 11 meses também faleceu à espera de uma vaga de UTI. O menino estava na emergência pediátrica do Hospital Barão de Lucena.
O Ministério Público de Pernambuco informou que em todo estado há 88 bebês e crianças que estão à espera de uma vaga na UTI.
Sobre o caso de Giovanna, a Secretaria Estadual de Saúde informou que a bebê teve uma piora clínica na sexta, dia 20 de maio, e neste mesmo dia foi solicitado um leito na UTI.
No sábado, dia 21 de maio, uma reportagem da Globo esteve no Hospital Barão de Lucena para mostrar o caso Arthur Rafael Nascimentos, de apenas 1 mês, que estava no local, também aguardando uma vaga na UTI.
A falta de disponibilidade de leitos, segundo o secretário de saúde, André Longo, é o aumento no número de casos de doenças respiratórias.